WordPress , o que é essa ferramenta?

WordPress é uma ferramenta de administração de site utilizada por 30% da internet atual.

WordPress basicamente é um conjunto de arquivos PHP organizado em um sistema chamado FrameWork, esse cujo tem a função de administrar sites , chama-se wordpress. Para utilizar wordpress é necessário conhecer suas regras, limitações e funcionalidades, porém para dominar wordpress é necessário muito conhecimento de php e banco de dados.

 

WordPress: Como funciona?

Para o wordpress funcionar corretamente é necessário um banco de dados e uma hospedagem de arquivos. Normalmente os arquivos do wordpress são 3 pastas chamadas, wp-content, wp-admin e wp-includes, fora elas existem alguns arquivos soltos, o mais importante deles é o wp-config que contém os dados de acesso do banco de dados e algumas configurações e ajustes como defines, homeURL e ajustes de cache, sem contar a opção de habilitar o debug do wordpress.

wordpress

Os arquivos são responsáveis por guardar as configurações, os temas, os plugins, os uploads e os templates.

Para acessar seus códigos de Plugins vá para /wp-content/plugins , e para Temas acesse /wp-content/themes

Porém o banco de dados guarda o que existe realmente, como posts, páginas, menus, widgets, blocos e configurações do wordpress.

Portanto, para modificar um usuário, é necessário acessar o banco de dados, na tabela wp_users e modificar.

A Estrutura do Banco de dados reune tabelas que tratam de diferentes partes do wordpress, as mais importantes são, wp_options, wp_posts, wp_users

Ou seja para você utilizar um wordpress é obrigatório que seu servidor suporte a tecnologia de Banco de Dados e PHP.

 

Estrutura do WordPress? Temas e Plugins?

Para qualquer wordpress funcionar é necessário Plugins e Temas acoplados a sua matriz. Os Temas são o esqueleto do site, atualmente muitos escolhem o tema simplemente pelo visual, porém cada tema é um motor, cada um funciona de forma diferente e não estudar o painel administrativo pode ser um erro fatal no seu projeto, eu por exemplo tenho meus favoritos, Agora Plugins você pode instalar varios no seu site WordPress, lembrando sempre da regra, que cada plugin abre uma porta para uma possível invasão ou seja utilize apenas plugins conhecidos, atualizados e compatíveis com a sua versão do WordPress.

Instale plugins como WordFence para proteger o seu wordpress de virus!

Alguns plugins úteis para o seu projeto WordPress:

  • Yoast SEO | Plugin para configurar e editar os anúncios orgânicos do site
  • Duplicate Post | Duplique artigos com facilidade
  • WP Speed of Light | Configure o cache e faça trabalhar para você
  • Contact7 | Envie E-mails por formulários de contato
  • GTranslate | Traduz seu WordPress em tempo real
  • Save Contact DB | Guarde uma duplicata de todo contato no seu painel WordPress
  • Contact7 Redirection | Redirecione o seu usuário após um contato enviado via Contact7
  • Ulimited Sidebars | Crie quantas sidebars você quiser e dedique os Widgets a cada uma delas
  • WordFence | Plugin de Segurança, barre acessos, gere relatórios, escaneie virus
  • WooCommerce | Loja virtual com WordPress

 

Porque utilizar WordPress em meu site?

Existe muito dialogo quando se trata de utilizar ou não o WordPress, incrivelmente ele já está em 30% da internet, e crescendo, isso só prova o quão boa a ferrramenta é, imagine, 30% da internet! Isso é muita coisa mesmo!

WordPress é ótimo com SEO, conversa muito bem com o Google e nas mãos corretas e seguindo instruções ele se torna a melhor ferramenta de SEO atual para ranquear o seu site no topo do Google Orgânico.

Performance, o WordPress é muito contrariado no quesito performance, mas vamos pensar, ele é um site, que comporta um painel de controle, onde você pode ranquear seu site no google e controlar diversar opções, e você só vai pagar isso com mais 3 ou 4 segundos de carregamento comparado ao um site estático HTML? Vamos fazer as contas né! É claro que um site estático vai carregar mais rápido, mas ele vai dar a agilidade e dinamismo que o WordPress da? Acho que não!

WordPress é Fácil de mexer a longo prazo, é uma das vantagens claras do WordPress, você pode ensinar alguém a mexer em um WordPress em 1 semana de curso, porém tente ensinar qualquer um a editar linhas de códigos HTML ou PHP, acho difícil! O WordPress cada vez é mais intuitivo, fora estar sempre se atualizando com uma comunidade gigantesca!

WordPress é modular, isso significa que ele pode-se iniciar como um site institucional, evoluir para um catálogo virtual, acoplar um blog e finalizar em um grande portal com suporte a um e-commerce, as possibilidades são imensas!

WordPress apenas não é indicado para projetos muito peculiares que necessitem de muito ajuste-ajuste de plugin, pois cada plugin gera uma abertura e uma brecha de segurança, por isso eu gosto de recomendar meus clientes a quando tiverem projetos muito complexos, fazerem ele fora e criar um portal em wordpress para divulgar o link programado em uma linguagem mais poderosa.

Lembre-se WordPress é a cereja do bolo para o Google!

Se você deseja que eu faça seu site wordpress , solicite um Orçamento

 

Leia também:

Formulário Login WordPress – Como exibir o login em áreas do seu site?

 

Como definir uma página do seu wordpress como a página de blog ?

Como utilizar o básico do Yoast SEO ? Editando o seu Artigo!

Facebook
WhatsApp chat