Organizando seus trabalhos em um CRM online chamado Asana

Fala pessoal tudo bom?

Como todos aqui sabemos, desenvolvimento está alem de saber programar códigos, definir estilos e montar layouts, Em muitos casos precisamos organizar os projetos em tarefas, status, para que não nos perdemos.

Ja trabalhei com 6 CRMs da atualidade, vou lista-los aqui, porém não falarei muito de cada um individualmente, apenas do ultimo deles que na minha opinião é o melhor do mercado.

  • Wunderlist
  • RunRun.it
  • Basecamp
  • 24Bitrix
  • Trello
  • Asana

Acessando o Asana

Para acessar essa ferramenta você deve acessar: app.asana.com

No final da pagina de login, existe um botão para cadastrar, use ele e cadastre-se.

Acessando o painel interno você estará dentro de Personal Projects , que é um board único, para que você coloque tarefas pessoais.

No canto superior direito, você verá sua foto de avatar ao lado de (Personal Projects), clicando ai você pode usar a função “Create New Workspace”, ele então criará um novo Board , onde você pode colocar membros da equipe para acessar.

Na Lateral Esquerda, existe esse Menu escuro com diversas opções, por aqui você pode filtrar Tasks, adicionar projetos, membros e dedicar um projeto como favorito. Lembrando que tarefas devem ser colocadas dentro de um projeto, ou seja, você tem um cliente novo, crie o projeto com o nome do cliente, e coloque todos as atividades pertinentes como tarefas.

Para criar uma tarefa, basta acessar o projeto criado e Digitar o titulo da Tarefa, nessa sessão você pode definir quem será o responsável pela tarefa, descrição da mesma, Links, Imagens e Anexos, Deadline e outras informações.

Dica do Eddy: Se você colocar dois pontos (:) após o nome de uma tarefa, ela instantaneamente vira uma categoria, como abaixo:

 

Mas para que isso? Simples! Dessa forma eu coloco todos os meus projetos em meses, como se cada mês fosse uma categoria:

Agora internamente na tarefa, você pode também adicionar novos dados, comentários, status, deadline e sub-tarefas.

Use sempre essa sessão para colocar acessos, descritivo do job, imagens, links, tudo referente a tarefa.

Claro que o Asana ia permitir uma forma de comunicação interna para os projetos, e isso se faz por comentários, que serão adicionados no projeto e notificados aos seguidores por email:

Você pode adcionar ou remover seguidores nesta sessão, abaixo aos comentários: 

Agora pense nessa situação, você tem 32 projetos, e mais de 7 tarefas em cada, sendo que elas estão designadas a você e mais 8 membros da sua equipe, como você irá filtrar as suas tarefas para saber o que deve fazer hoje?

Acessando no menu superior do Asana, acesse o botão [ My Tasks ]

Clicando nesse botão você será redirecionado para uma página com a listagem de todas as tarefas que estão designadas a você como responsável. Sim, a lista é puxada por ordem de Deadline.

Essa é uma iniciação à ferramenta, existem muitas outras funções incríveis no asana, e eu recomendo que vocês descubram utilizando!

Galera, eu uso o Asana a um ano, e realmente adoro ele, conheci essa ferramenta em uma Agencia Digital que me ajudou muito a aprender sobre organização e processos, eu realmente recomendo! Use e se organize!

Conte sua experiência com a ferramenta nos comentários abaixo, quer falar de outro CRM? fique a vontade! Logo farei um artigo para cada CRM assim todos terão uma explicação bacana.

EnglishItalianJapanesePortugueseSpanish