Equipe de cientistas coreanos desenvolveu novo método usando materiais caseiros e ‘fritura’; bateria com ânodo de silício poderia ser carregada a mais de 80% em apenas cinco minutos
Um dos maiores desafios (e obstáculo) para o avanço dos carros elétricos é também seu elemento mais caro e valioso: a bateria que alimenta o automóvel. Apesar da evolução a passos largos nos últimos anos, a autonomia dos elétricos ainda é uma questão amplamente discutida.
Mas agora essa conversa deve ganhar novos rumos. Uma equipe de pesquisadores do Instituto de Ciência e Tecnologia da Coreia (KIST) anunciou a criação de materiais de ânodo de silício (o eletrodo que transporta a carga elétrica positiva para dentro do dispositivo elétrico) que promete o seguinte: até quatro vezes maior capacidade da bateria (sso, quando comparada a baterias que usam ânodo de grafite) e carregamento rápido acima de 80% em apenas cinco minutos.
A expectativa é que quando o método for aplicado nas baterias de veículos elétricos, a autonomia alcançada por esses carros seja duplicada. Ou seja, se um veículo hoje tem alcance de até 300 km com uma única carga, por exemplo, com esse novo material utilizado nas baterias, o mesmo modelo chegaria a até 600 km antes de precisar ser recarregado.
Hoje, as baterias usadas na grande maioria dos carros elétricos produzidos em massa usam o ânodo de grafite. O silício – nessa nova proposta – tem capacidade de armazenamento de energia 10 vezes maior que a grafite. Diversos métodos para melhorar a estabilidade do silício como material anódico já foram sugeridas, mas o custo e a complexidade ainda não deixaram o silício substituir a grafite.
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