Criar Shortcodes no WordPress utilizando o arquivo functions.php

Olá pessoal tudo bom? Quer aprender a criar shortcodes no wordpress ? Faz um tempinho que não posto novidades aqui no blog, e hoje vou fazer um artigo muito legal, com um nível intermediário de WordPress, o objetivo deste artigo é te ensinar como criar um shortcode único para o seu projeto, mas primeiro vamos falar um pouco sobre a Tecnologia ShortCode

Criar shortcodes no WordPress

Shortcodes são códigos que o wordpress interpreta e consegue chamar funções em php por uma simples chamada no editor visual como um atalho entre colchetes, por exemplo [meushortcode], a tecnologia de shortcode está presente em todo wordpress, a cada plugin você automaticamente utiliza shortcodes, temas com visual builder são baseados em tecnologia de shortcode para montar layouts incríveis com pequenas chamadas.

 

Acessando o functions.php

Para criar esse shortcode vamos editar o arquivo functions.php, que fica dentro da pasta do seu tema em wp-content/themes.

Você pode utilizar um software de acesso FTP como Filezilla para acessar a sua base de dados e acessar essas pastas, ou você pode utilizar o gerenciador de arquivos da sua hospedagem, normalmente todas as hospedagens tem esse tipo de acesso ao gerenciador, porém se você não quiser fazer dessas duas formas, você pode acessar pelo painel wordpress, em Aparencia>Editor.

Código PHP para criar shortcode

Para se criar um shortcode é necessário 2 requisitos, primeiro é você ter uma funcão PHP criada para fazer a chamada via shortcode, não se esqueça que o shortcode não é nada mais que um gatilho, uma chamada para uma função php.

// Add Shortcode
function exibirdadospost() {

echo “Chamada de Shortcode funcionando com sucesso”;

}

Neste código criei uma função super simples chamada exibirdadospost  que simplesmente joga um echo com essa frase designada, esse código deve ser salvo no arquivo functions.php e logo abaixo você deve inserir a segunda parte do código, a parte onde o php cria o shortcode baseado no nome da função criada:

add_shortcode( ‘nomedoshortcode’, ‘exibirdadospost’ );

Salve o seu arquivo functions.php e dentro do editor WordPress insira o seu novo shortcode: [nomedoshortcode]

Agora você conseguiu chamar sua função por meio de um shortcode, você pode aplicar qualquer tipo de programação dentro das funções e chama-la com o uso do ShortCode WordPress.

Isso é uma técnica muito boa que quando utilizada junto ao plugin “Campos Personalizados” te da o poder de movimentar e trabalhar variáveis únicas dentro da sua página ou post wordpress, isso é essencial para você que quer quebrar barreiras do WordPress e poder criar qualquer tipo de sistema dentro do seu Blog ou Site.

 

Espero que esse artigo introdutório tenha sido de grande utilidade, em breve vou postar mais artigos sobre shortcodes e meios diferentes para utiliza-los dentro do seu dia a dia de trabalho.

Muito obrigado por ter visto esse artigo, sou Eduardo Salerno e sou apaixonado pelo que faço!

 

Facebook
WhatsApp chat