A história do Telescópio Hubble – Uma Lição de Resiliência!

Hoje vou trazer um conteúdo motivacional de superação que envolve nosso Telescópio Espacial Hubble, se você não conhece o Hubble mas já viu fotos lindas do universo, saiba que elas são feitas graças pelo nosso glorioso Telescópio que hoje em dia está em orbita do Planeta Terra.

O Hubble pesa mais ou menos 11 toneladas, ele é classificado como um Telescópio Refrator e carrega consigo um espelho de 2,4m de diâmetro, ou seja de uma ponta a outra.

O Hubble Carrega o nome do Cientista Edwin Hubble, Cientista Responsável por descobrir a aceleração da expansão do nosso universo, baseado no Efeito Doppler da Luz, essa descoberta mudou o campo da astrofísica e abriu as portas para as pesquisas atuais sobre Energia Escura e Matéria Escura.

Mas sem mais delongas, vamos contar uma curiosidade bem bacana sobre o Telescópio HUbble, ele foi lançado em 1990 pela NASA em uma missão pioneira para a descoberta do nosso universo, entretanto nos primeiros usos do Hubble, era visivelmente claro que algo estava errado, O Hubble estava com um defeito em sua lente, um alinhamento errado de milímetros que infelizmente fez todas as imagens do Hubble aparecem desfocadas.

Claro que a Mídia não perdoou e os Jornais da época gritaram esse fracasso dizendo que a Nasa investiu Bilhões para uma missão fracassada, entretanto a NASA não poderia ficar parada, e em 1993 foi enviada uma missão denominada SM-01 para realizar uma manutenção no Hubble, basicamente colocamos um óculos no telescópio, corrigindo a deformidade, e dessa forma todas as imagens do Hubble foram nítidas e claras!

O HUbble possibilitou visualizar imagens de mais de 1500 Galaxias do nos so universo, imagens de nebulosas mostrando o nascimento de estrelas, imagens de supernovas incríveis e dentro delas a Nebulosa do Caranguejo que foi a única supernova que a humanidade já pode presenciar, além de colisão de cometas em Jupiter, Colisão de Galaxias, e muitos Buracos Negros.

Definitivamente o Hubble é um Patrimônio da Humanidade, um incrível trabalho de engenharia, e qualquer cientista no mundo pode utilizá-lo entrando em contato com a NASA e informando sobre a pesquisa e coordenadas para a visualização

Portanto a Moral que quero passar é, tenha resiliência! Não desista! Lembre-se que até mesmo trabalhos de engenharia incríveis como o Hubble começaram com um tropeço, mas graças a determinação e a vontade de não desistir, hoje ele é responsável por um avanço científico incrível!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

PortugueseItalianEnglishJapaneseSpanish