4 Coisas que devemos saber antes de contratar uma Hospedagem para WordPress

WordPress é um CMS que necessta ide PHP e Banco de Dados MYSQL para funcionar.

Atualmente qualquer empresa de hospedagem fornece bem esses requisitos. Ao escolher uma boa hospedagem para o seu site ou sua loja virtual, devemos pensar em outros pontos também:

 

Configurações do WordPress

Eu naturalmente escolho Hostgator para rodar um WordPress, porque? Simplesmente porque sou apaixonado por agilidade e na hostgator consigo fazer o projeto mais rápido e fácil do que nos outros lugares.

Configuração de E-mail: Utilizo o Contact7 como disparador oficial (quem não..), e na locaweb, por conta das configurações internas de e-mail e de filtros. Eu preciso instalar plugins para fazer funcionar o disparo. Na Hostgator e Kinghost, nao preciso instalar nada, funciona a função mail() do Php naturalmente. Isso me economiza umas horas no projeto.

 

Versão do PHP: O Tema que mais gosto de trabalhar necessita de uma versão de php um pouco mais alto, que em alguns servidores, como hostgator e locaweb, não vem naturalmente.

Para isso é preciso mudar a versão do Php, que pode ser feito sozinho, se você tiver conhecimento para isso, ou por um atendente da hospedagem, e isso nos liga a um outro ponto importante que é a facilidade de atendimento da hospedagem.

 

Painel Interno da Hospedagem

Algumas como Uol Host, Locaweb,Wix  tem painéis próprios, enquanto hostgator, kinghost e BLueHost , utilizam painéis clássicos (Cpanel).

Instaladores: O Instalador do Cpanel clássico, permite instalar um wordpress direto, apenas inserindo o local da instalação, enquanto o instalador do painel da locaweb, necessita que você crie o banco primeiro, e depois utilize o instalador (meio inútil, não?)

FTP: O FTP do Painel da locaweb para você se logar, é preciso inserir todas as informações de acesso, e o recurso de compactação não está disponível pelo gerenciador de arquivos. Ou seja, enviar um arquivo .zip e descompactar no servidor, nem pensar. Por outro lado no CPanel Clássico vocè apenas clica em Gerenciador de Arquivos, abre a conexão FTP e pode usar os recursos de Upload, Download, Compressão e Descompressão. O que facilita muito nossa vida com o WP.

 

Velocidade e Banda

Eu só posso dar exemplos de projetos que conheço e trabalhei. Portanto sempre digo que tudo que falo neste blog é baseado em minhas experiências. Mesmo eu sendo super contra hospedagem em locaweb, devo admitir que a velocidade lá é muito boa, para mim, supera a hostgator que eu gosto tanto.

fora essas utilizei KingHost, UolHost, godaddy, Wix, Hostinger, Homehost, e BlueHost. E posso dizer que no quesito velocidade as que mais deixam a desejar, são Homehost e Wix.

 

Atendimento e SAC da Hospedagem

O Atendimento da Hostgator é excelente. Eu até me lembrava dos nomes dos atendentes, eram meus amigos, rs. Sempre eram bem atenciosos e tentavam resolver problemas. A interface do chat é limpa e fácil de entender, e o acesso ao chat é bem rápido, o chat funciona praticamente 24 horas por dia. Já houveram vezes que resolveram meus problemas bem tarde da noite.

O Atendimento da KingHost é muito bom, acho que deve ser mais burocrático por lá. Mas se você explicar e conversar bem com eles, eles sempre resolvem seus problemas. Atualmente o chat não resolve quase 100% dos meus problemas. É necessário dar uma ligada.

O Atendimento da Locaweb é Muito bom, mas parece que lá eles por terem uma alta demanda de sites, o atendimento é muito mais burocrático, eles tentam fazer de tudo para que você faça e resolva o problema, te mandam link, wiki, fazem de tudo. Mas se você explicar bem que é leigo no assunto, e provar os seus pontos de vista, e às vezes tentar mais de um atendente. Eles resolvem o problema pra você eles mesmo.

Ah! Uma Dica, na Locaweb, quando você clica no chat, primeiro eles te mandam para um ChatBot, isso mesmo. Você fica lá falando com um Robô(rs), então, na barra de mensagem do chat, digite “Analista”. Irá aparecer uma resposta com um link para o chat real, que realmente é com um analista. (seus sacanas)

O Atendimento da Uol Host, minha experiência com eles foi pequena, mas não achei agradável. Parece muito que você está falando com um robô, e não consegui resolver os problemas pelo chat, quase nunca. Sempre empurram o problema de volta, aqueles atendimentos do ano 2000 haha.

O Atendimento da Homehost é mediano, eu pessoalmente não tenho muitas lembranças boas, essa foi minha primeira hospedagem, e me deixou na mão varias vezes, porem, se eu for lembrar bem, talvez eu não tinha experiência para explicar com precisão o que eu estava realmente precisando, isso ocorre muitas vezes, por isso eu vou ser neutro quanto a Homehost.

Conclusão

Agora vamos a minha Conclusão pessoal, eu recomendo Hostgator para projetos institucionais, e lojas virtuais. Projetos maiores eu recomendo Locaweb sim. Pois é um bom servidor, mesmo que o atendimento seja meio ruim.

 

Lembrando que tudo que eu disse é baseado em experiências próprias dos meus anos de trabalho com WordPress. Você concorda ou não com algo? Deixe nos comentários! Suas Experiências contam tanto quanto as minhas. Compartilhem comigo!

EnglishItalianJapanesePortugueseSpanish
WhatsApp chat