NASA Space Apps Challenger São Paulo 2019, Eu Fui!

O NASA Space Apps Challenge 2019 aconteceu entre os dias 18 e 20 de outubro em vários municípios brasileiros, também sendo realizado em outras 200 cidades simultaneamente ao redor do mundo. 

O que é um Hackathon?

Hackathon (palavra-valise inglesa, formada pelos vocábulos to hack, ‘fatiar’, ‘quebrar’, ‘alterar ou ter acesso a um arquivo ou rede’, e marathon, maratona), termo eventualmente aportuguesado para “hackaton,” é uma maratona de programação na qual hackers se reúnem por horas, dias ou até semanas, a fim de explorar dados abertos, desvendar códigos e sistemas lógicos, discutir novas ideias e desenvolver projetos de software ou mesmo de hardware. Por ser um evento público (também referido como hack dayhackfest ou codefest), a maratona dá visibilidade e transparência a essas atividades, além de divulgar os novos produtos gerados.

Como foi o SpaceApps 2019?

O SpaceApps foi o primeiro Hackathon que pude participar, ele aconteceu em São Paulo e reuniu dezenas de pessoas!

No primeiro dia assistimos algumas palestras sobre como seria o Evento, basicamente nós, participantes, teriamos que nos organizar em grupos de de até 5 pessoas e escolher um dos desafios que foram enviados pela NASA, dentro de 5 categorias:

1 – Oceanos da Terra

Das praias e pântanos salgados ao oceano aberto, gelo marinho e fundo do mar, os oceanos da Terra são dinâmicos. Esta categoria de desafio solicitará que você use os dados da NASA para entender e proteger melhor os oceanos da Terra.

2 – Nossa Lua

Ao longo da história humana, nossa lua tem sido um farol fiel para os observadores do céu da Terra. Os desafios desta categoria solicitarão que você pense criativamente sobre o nosso vizinho mais próximo e interprete os dados e conceitos da NASA para encontrar soluções.

3 – Planetas Próximos e Distantes

Dos planetas vizinhos aos visíveis apenas através dos telescópios mais poderosos, outros corpos planetários há muito fascinam cientistas, artistas e exploradores. Esta categoria de desafio solicitará que você use os dados da NASA para explorar os sistemas de outros planetas, próximos e distantes.

4 – Para as Estrelas

Se seus interesses estão em nosso sistema solar ou além, o espaço sideral oferece uma oportunidade aparentemente interminável de estudo, exploração e inspiração. Os desafios desta categoria o convidarão a pensar muito e a ser criativo sobre ciência e exploração espacial, se seu ponto de vista é científico, tecnológico, artístico – ou todos os três!

5 – Vivendo em Nosso Mundo

A Terra é composta de sistemas complicados – terra, água, ar, seres vivos e o próprio planeta. É importante entender como esses sistemas funcionam juntos. Os desafios desta categoria solicitarão que você crie soluções usando dados da NASA – uma história, um jogo, um vídeo, qualquer produto de seu projeto – que capturam como é viver na Terra.

 

Nosso Grupo, TNT

o grupo que participei foi formado por pessoas incríveis das mais diferentes habilidades, Um especialista em Marketing, um Desenvolvedor JAVA, uma Especialista em UX , um Programador FrontEnd e uma Física especialista em radiações.

Escolhemos o Desafio O espaço trans-netuniano, onde tinhamos como missão criar uma campanha de Marketing para incentivar investidores a apoiar a iniciativa do Trem TransNetuniano, uma mega construção que tornaria possível a viagem aos planetas anões trans-Netunianos, a TNS | TransNeptunian Spaceway.

Trabalhamos focados durante a noite toda, e pudemos interagir com todos os grupos, participantes, e a equipe incrível de Mentoria.

O mais incrível em um Hackathon é a possibilidade de você melhorar suas habilidades em um curto espaço de tempo, além de ter acesso a pessoas maravilhosas que fazem parte do grupo de Mentores.

Nosso projeto foi muito bem trabalhado e de 36 grupos, ficamos na decima primeira posição ao final do concurso.

Apresentamos um site incrível, além de toda a pesquisa de viabilidade do Trem TransNetuniano

Esse dia foi realmente incrível, foi demais participar de um Evento promovido pela NASA , e que acontecia em diversos lugares do mundo simultaneamente.

Uma curiosidade muito legal, é que o Brasil foi Vencedor em 2019, o Grupo MASSA e o Grupo CAFEINA ganharam o mundial, e isso só nos gera Orgulho!

 

NASA Space Apps 2020

Já com a data confirmada, o SpaceApps 2020 ocorrerá em nos dias 2 a 4 de outubro, e mais informações você pode acompanhar no site oficial do Desafio: https://www.spaceappschallenge.org/

Claro que estarei presente neste ano, e espero te encontrar por lá!

EnglishItalianJapanesePortugueseSpanish
WhatsApp chat